quarta-feira, novembro 10, 2010

Preparando macarons - Parte 2

Após o jantar mexicano, voltei à segunda parte do meu empreendimento gastronômico. Sim, pq fazer macarons não é fácil.
Moí as amêndoas, coloquei no forno para secá-las, peneirei 2 vezes. * Acho que foi a parte mais trabalhosa, pq farinha úmida e grossa não dá. Vou tentar achar a farinha pronta *

Um dos itens básicos para se fazer algo na cozinha é verificar antes se vc tem todos os ingredientes.
Adivinha? Eu estava sem açúcar de confeiteiro. Arrastei minha mãe pro mercadinho aqui perto.
Voltei e comecei a bater as claras com o açúcar de confeiteiro por meia hora.
Como eu (ainda) não comprei uma planetária, tive que girar a tigela algumas vezes.
A receita fala em bolhas de ar, que por sinal eu não vi até os últimos 5 minutos, qdo passei a girar a tigela constantemente. * Isso cansa *
Depois misturei os ingredientes secos e corante.

1a fornada: conforme receita, programei por 20 minutos. Após 10, haviam 'explodido', perdido a cor rosinha e adquiriram um leve tom marrom de queimado. O gosto está bom.



2a fornada: programei o forno para 10 minutos a 150 graus. Ainda assim, 'explodiram', mas continuaram cor-de-rosa.



3a fornada: forno a 150º, baixando para 100º. 'Explodiram" e qdo esfriou, notei que estavam meio moles. Depois voltaram para o forno.



4a fornada: explodiu menos, racharam alguns 15 minutos e voltou umas 2 vezes pra terminar de assar.

* nem tirei foto.

Conclusões:
- a melhor fornada foi a segunda;
- as terceira e quarta assaram em temperatura mais baixa e saíram meio 'crus'... tiveram que voltar 1 ou 2 vezes pro forno;
- a temperatura ideal para assar deve estar em torno de 150º e o tempo em torno de 15 minutos.


Dia seguinte, com brigadeiro pq era o que já tinha pronto:

Um comentário:

Unknown disse...

Rsrsrs parabéns pela determinação 💚